Blog

Facilitações Online: A técnica do futuro na educação corporativa

  • Postado por Duo Empreender
  • 0 likes

A pandemia vem obrigando muitas pessoas, microempresas e até mesmo grandes organizações a reinventarem seus processos de trabalho e inclusive, seu modelo de negócio. O momento atual exige a inovação e conexão de idéias para alcançar objetivos comuns e sobreviver à crise. Por isso, mais do que nunca as facilitações online são necessárias.

Embora a modalidade home office tenha inúmeras vantagens, muitas empresas e colaboradores não estavam adaptados ao trabalho remoto. Com o distanciamento, são necessárias ferramentas virtuais para garantir a troca de idéias e conexão entre equipes, liderança e gestão.

A facilitação de grupos, que sempre foi de grande utilidade no formato presencial, é perfeita para auxiliar no desenvolvimento de atividades cocriativas e estratégicas no ambiente online. Neste artigo explicaremos um pouco mais sobre como funciona essa ferramenta.

O que é a Facilitação de Grupos

A facilitação de grupos consiste em um conjunto de metodologias que tem como objetivo criar espaços de interação entre as pessoas em determinada reunião ou evento. Ou seja, o anfitrião, ou facilitador, é responsável por organizar as conversas e aulas de maneira mais engajadora, gerando discussão, troca de idéias e envolvimento de todos no grupo.

Uma facilitação executada corretamente sempre traz resultados visíveis, podendo ser aplicada nas mais diversas situações e para públicos variados, como: 

  • Processos de brainstorm;
  • Treinamentos;
  • Processos seletivos;
  • Reuniões corporativas;
  • Encontros de planejamento;
  • Integração de colaboradores;
  • Processos de feedback;
  • Eventos de grande porte;
  • Situações de conflito e/ou transição.

O Papel do Facilitador

O facilitador é a pessoa responsável por conduzir o encontro ou sessão e auxiliar grupos diversos a encontrarem uma solução para determinado problema, ou mesmo traçar metas para alcançar um objetivo em comum.

O facilitador tem um papel essencial dentro do processo. Ele precisa saber fazer as perguntas certas, estimular o diálogo amistoso, escutar com empatia e pensar sobre atividades que deixam as pessoas refletirem e criarem as próprias respostas.

O ideal é que essa pessoa geralmente não seja um membro do grupo, com exceção de reuniões conduzidas pelo líder da equipe. O facilitador pode pertencer à organização ou ser terceirizado, no entanto, é indispensável que ele domine as técnicas necessárias para que o encontro tenha o resultado desejado.

Facilitações Online

A execução de uma facilitação de grupos online pode parecer um desafio quase impossível para muitas pessoas.

No entanto, cada vez mais surgem ferramentas digitais que proporcionam níveis semelhantes de interação e qualidade de um trabalho presencial, com a vantagem de quebrar as barreiras da distância.

O formato digital pode permitir a união e o compartilhamento de idéias entre grupos que possivelmente não se reuniriam de outra forma, trazendo assim, a oportunidade de resultados incríveis.

Ferramentas úteis

Nas facilitações online as responsabilidades e funções do facilitador do facilitador permanecem e são potencializadas por diversas ferramentas digitais. Listamos abaixo algumas plataformas que podem auxiliar nos diversos momentos de uma reunião online de acordo com sua necessidade. Confira:

Temos um presente para você

Se você gostaria de aprender mais sobre facilitações online, mas não consegue encontrar todo o conteúdo em um lugar só, baixe nosso e-book Facilitações Online: tudo que você precisa saber para conduzir atividades cocriativas e participativas no ambiente digital”. Nele você encontra um material completo, com informações comprovadas e dados sobre diversos aspectos importantes em uma facilitação online, como:

  • Elementos da facilitação de grupos
  • Funções de um facilitador
  • Fases do diálogo dentro de uma facilitação
  • Como organizar cada fase do diálogo
  • Links de ferramentas e aplicativos que podem ser utilizados
  • Orientações sobre como e quando utilizar cada ferramenta
  • Dicas importantes sobre o que fazer e o que evitar em uma facilitação

Clique aqui e baixe agora mesmo!

Facilitações pela Duo Empreender

A Duo Empreender está presente no mercado da educação corporativa há mais de seis anos, sempre com o propósito de ajudar empreendedores a despertar seu potencial e transformar idéias em oportunidades. 

Contamos com uma equipe especializada na realização de facilitações de grupos e diversas outras metodologias que podem ajudar sua empresa a crescer. Podemos realizar a facilitação de grupos na sua empresa, para que o potencial criativo e conhecimento dos seus colaboradores sejam aproveitados ao máximo e de forma estratégica. 

Clique aqui para saber mais sobre as facilitações de grupos oferecidas pela Duo Empreender.

Para falar diretamente com a gente, envie um e-mail para contato@duoempreender.com.br.

Vamos adorar te ajudar nessa jornada ☺

Compartilhe:
0 comments on Facilitações Online: A técnica do futuro na educação corporativa

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisando de Ajuda?