Blog

Conheça as 10 características dos empreendedores de sucesso

  • Postado por Duo Empreender
  • 0 likes

Quais são as principais características dos empreendedores de sucesso? O que eles têm em comum? Essas perguntas já passaram pela cabeça de todo mundo que um dia quis empreender. Se você não tem essa dúvida agora, um dia vai ter. Mas calma, neste artigo vamos lhe ajudar a entender o que compõe o perfil de um empreendedor de sucesso, e, como chegar lá, se for esse o seu desejo.

As 10 características comportamentais empreendedoras de McClelland

Vamos começar essa explicação olhando um pouco para o passado. Por volta de 1972, o psicólogo David McClelland divulgou um estudo onde ele classificou as dez características comportamentais empreendedoras, também conhecidas pela sigla CCE’s.

McClelland era um profundo estudioso do comportamento humano e dedicou anos de sua vida para essa pesquisa. O estudo se refere ao comportamento empreendedor e sua relação com o desenvolvimento socioeconômico. Tal desenvolvimento é comum às pessoas que “fazem acontecer”, pensam no coletivo e saem da zona de conforto. De um modo geral, são pessoas resolvedoras de problemas.

Com base nesse mesmo estudo, em 1994, a Organização das Nações Unidas (ONU) desenvolveu a metodologia para o Seminário EMPRETEC, aplicado no Brasil pelo Sebrae. Veja abaixo quais são as dez características dos empreendedores de sucesso de acordo com David McClelland:

1. Busca de Oportunidade e Iniciativa

Empreendedores de sucesso têm uma certa facilidade para descobrir oportunidades ocultas. Eles conseguem se antecipar aos fatos e criar oportunidades de negócios. Isso se deve em parte ao fato deles estarem sempre “inquietos”, não permanecem conformados com a situação atual e por isso a tomada de iniciativa é natural.

2. Persistência

Essa é uma característica dos empreendedores de sucesso bem comum de acordo com McClelland. Eles enfrentam os obstáculos de forma decidida, sem se deixar abalar pelas falhas e problemas, que, fazem parte da jornada, mas podem ser superados.

3. Correr Riscos Calculados

O empreendedor lida muito bem com a busca pelo novo, e por isso, consegue assumir desafios ou riscos moderados e responde pessoalmente por eles. Após calcular os riscos, eles não têm medo de testar suas ideias e, se for o caso, refazê-las.

4. Exigência de Qualidade e Eficiência

Outra CCE apontada nos estudos de McClelland é o foco na melhora contínua, buscando qualidade e eficiência em cada setor, equipe, produto ou mesmo de toda a empresa. O empreendedor de sucesso sempre corresponde as expectativas de prazos e padrões de qualidade.

5. Comprometimento

O empreendedor de sucesso se compromete com o cliente, sócios e fornecedores. Ele assume como sua responsabilidade pessoal todos os acontecimentos e resultados no seu dia a dia e também da empresa.

6. Busca de Informações

Como costumava dizer Steve Jobs: “Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e dizer-lhes o que devem ou não fazer, nós contratamos pessoas inteligentes para que elas nos possam dizer o que fazer.” Um empreendedor de sucesso precisa compreender a importância buscar e consultar especialistas, inclusive para se manter atualizado e cada vez mais capacitado.

7. Estabelecimento de Metas

Uma característica comum dos empreendedores de sucesso é saber definir seus próprios objetivos e adaptá-los quando necessário. Eles têm foco e conseguem estabelecer metas concretas, de longo e curto prazo, e, sempre mensuráveis.

8. Planejamento e Monitoramento Sistemáticos

Esta CCE está relacionada à característica anterior. Não basta saber definir metas concretas, também é importante saber planejar e fazer o acompanhamento sistemático, a fim de atingir as metas propostas.

9. Persuasão e Networking

Todo empreendedor de sucesso sabe que não está sozinho e pessoas são chaves para abrir portas. Assim, ele busca sempre ter uma rede de contatos e comunicação persuasiva. Como quase todo projeto nasce de uma ideia, ele tem a capacidade de manter relações comerciais, convencer pessoas e negociar.

10. Independência e Autoconfiança

Por último, mas não menos importante, David McClelland também apontou em seu estudo que empreendedores de sucesso sempre buscam autonomia em relação às normas e procedimentos para alcançar resultados. Eles confiam em suas ideias e sua própria capacidade.

É possível desenvolver as características de empreendedores de sucesso?

Agora você deve estar se perguntando: “será que é necessário já nascer assim ou é possível se desenvolver?”

Pois saiba que existem pesquisas que falam sobre a possibilidade da mudança de comportamento e mostram que ela é totalmente possível sim. Ou seja, não importa se você não se encaixa 100% nas características acima, você pode desenvolver elas. Ou até mesmo, buscar sócios, parceiros e colaboradores intraempreendedores que te complementem!

Para começar é importante você investir em autoconhecimento. Não adianta buscar mudar seu comportamento se você não conhece seu perfil empreendedor, aquilo que te motiva, e até mesmo o que te desagrada. Nossa co-fundadora, Laura Sperotto conta em nossas redes sociais como esse passo foi importante para ela compreender e trabalhar melhor seu perfil empreendedor. Clique aqui para ler o depoimento dela no quadro “Papo de Gestão”.

Aproveite para seguir a Duo Empreender nas redes sociais, lá sempre tem conteúdo fresquinho sobre comportamento empreendedor e tudo que você precisa saber para alcançar o sucesso em seu negócio. 🙂

Compartilhe:
0 comments on Conheça as 10 características dos empreendedores de sucesso

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisando de Ajuda?