Blog

Equipe de Alta Performance: 6 dicas para desenvolver a sua em 2021

  • Postado por Duo Empreender
  • 0 likes

Uma equipe de alta performance pode fazer toda a diferença no sucesso, nas vendas e nos lucros de uma empresa. No, entanto apenas contratar bons profissionais não é suficiente. Os colaboradores precisam se sentir valorizados, motivados, serem liderados corretamente e ainda, ter um bom entrosamento entre si para que tudo isso seja possível.

Sabemos que o ano de 2020 foi tenso para todos no empreendedorismo e investir no capital humano para muitos não foi possível. Mas, e agora? O que você pretende fazer para entrar 2021 com sua equipe ainda mais fortalecida?

Separamos seis fatores de grande importância que todo empreendedor, gestor ou profissional de recursos humanos precisa ter em mente para desenvolver uma equipe de alta performance. Confira:

Harmonia entre colegas

É fundamental ter pessoas com diferentes habilidades e perfis numa mesma equipe, assim elas podem se complementar para resolver problemas e tarefas. O que facilita também, o surgimento de soluções inovadoras.

No entanto, para a diversidade ser produtiva é preciso que haja harmonia e sinergia entre os componentes da equipe. Promover encontros sociais ou reuniões que permitam o debate de ideias pode ser útil para aproximar as pessoas e fazer delas uma equipe de alta performance.

As técnicas de Team Building e Facilitação de Grupos contribuem muito para a produtividade destes encontros. As duas metodologias têm foco em estimular o entrosamento e compartilhamento de ideias, sendo que a facilitação pode ser utilizada em diversas ocasiões.

Lideranças Efetivas

Se você quer uma equipe de alta performance, precisa de líderes de alta performance. O líder tem um papel vital no desenvolvimento da equipe, é fundamental que os colaboradores vejam nele um exemplo a ser seguido, que os inspire.

É importante investir no desenvolvimento de lideranças nas empresas para que as pessoas que vão ocupar esses cargos estejam capacitadas para planejar ações, estabelecer funções, estimular funcionários e acompanhar de maneira ativa os esforços e resultados das equipes sob o seu comando.

Construção de metas inteligentes e desafiadoras

Para que uma equipe de alta performance se sinta estimulada e tenha resultados satisfatórios, é importante que ela se sinta desafiada a se superar. Por isso, é importante definir metas inteligentes, que forcem os colaboradores a saírem da zona de conforto, sem deixar de serem alcançáveis e coerentes com a realidade da empresa.

Nesse sentido, a metodologia OKR (Objectives and Key Results) vem se destacando no mercado como uma das melhores formas de construir metas de forma estratégica. O OKR desdobra os objetivos em ações de curto prazo, o que facilita o planejamento e a gestão ágil de resultados.

Boa comunicação com os colaboradores

O líder e seus liderados precisam ter uma relação baseada no diálogo. Se você quer desenvolver uma equipe de alta performance é fundamental saber ouvir o que os seus colaboradores têm a dizer, pedir sugestões, esclarecer dúvidas e estar disposto para ajudar.

Para tanto, é importante saber transmitir suas mensagens corretamente, com educação e respeito. As técnicas de Comunicação Não Violenta (CNV) podem auxiliar esse desenvolvimento no trato da comunicação como um meio de estabelecer conexões autênticas e obter melhores resultados nos relacionamentos dentro das organizações.

Feedbacks constantes e eficientes

O feedback é uma ferramenta poderosa para motivar e alinhar as equipes, mas infelizmente ainda é pouco valorizado em algumas empresas, ou aplicado de forma incorreta.

Uma pesquisa realizada pela Hubspot aponta que, cerca de 43% dos colaboradores mais engajados recebem feedbacks ao menos uma vez na semana. Além disso, 78% deles afirmam que o reconhecimento os deixa mais motivados na realização de suas tarefas.

Mas, tenha cuidado, um feedback realizado de forma inadequada pode ser ainda pior do que nenhum. Por conta disso, especialistas vem criticando o famoso “Feedback Sanduíche” e apontando o método “Feedback Wrap” como ideal e mais efetivo.

Intraempreendedorismo

A busca por diferenciais que ampliem a vantagem competitiva é um dos grandes motivos para se ter uma equipe de alta performance. E é por este motivo que as organizações que mais despontam no mercado vêm investindo no perfil intraempreendedor, ou seja, colaboradores com interesse e comportamento de dono, mas sem interesse em abrir um negócio próprio.

O intraempreendedorismo é uma forte tendência que pode ser incentivada entre os colaboradores, desde que a empresa esteja disposta a promover um ambiente adequado, estimulante e uma cultura de inovação.

E aí gostou das sugestões? Gostaria de implantar alguma?

Sabia que a Duo Empreender tem diversas soluções para capacitar líderes, colaboradores, gestores e equipes em todas as metodologias acima e muitas outras? Clique aqui para conhecer nossos produtos.

E caso sua empresa esteja precisando de uma solução personalizada, vem conversar com a gente! Teremos prazer em ajudar J

Mande um e-mail para contato@duoempreender.com.br ou ligue para (51) 99656.7978 e (51) 99637.1946

Compartilhe:
0 comments on Equipe de Alta Performance: 6 dicas para desenvolver a sua em 2021

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisando de Ajuda?