Blog

Feedback Wrap e Gestão 3.0: tudo que você precisa saber

  • Postado por Duo Empreender
  • 0 likes

Existem muitas teorias sobre como implementar mudanças nas organizações. Uma das questões que mais surgem é “como podemos mudar outras pessoas?” E é por aí que já começa o erro. Se um feedback não dá resultado, é bem provável que o problema seja a forma como ele foi apresentado, e não quem recebeu a mensagem.

Pesquisas comprovam que o ativo mais valioso das empresas são seus colaboradores. No entanto, muitas gestões insistem em manter a hierarquia, quando deveriam ser o principal agente de mudança.

O modelo de Gestão 3.0, também conhecido como Management 3.0, é uma metodologia que propõe mais do que uma mudança de estrutura, e sim uma mudança de mentalidade. Para isso, se vale de uma série de técnicas e práticas, neste artigo vamos explicar para você uma muito importante: o Feedback Wrap.

Mas, o que é essa Gestão 3.0?

A metodologia foi desenvolvida pelo holandês Jurgen Appelo, dando origem ao livro de mesmo nome. O modelo parte da idéia de que a gestão não é apenas responsabilidade do gerente, mas de todos os envolvidos naquele sistema. O líder precisa compreender que ele não é o “controlador” dos seus colaboradores, apesar de poder contribuir na performance de cada um.

Cabe ao líder definir e apresentar metas a serem atingidas, assim como auxiliar seus liderados mostrando um caminho, com prazos e tarefas. Mas, cada um é responsável por sua entrega, e com auxílio do feedback do líder compreende o impacto das suas ações na organização.

No livro Management 3.0, Jurgen Appelo representa a gestão 3.0 por Martie, um simpático monstrinho de 6 olhos. Cada olho do Martie representa um setor ou um valor da empresa que precisa de atenção.

Martie foi criado pelo autor para demonstrar o que é mais importante na Gestão 3.0

E onde o Feedback entra?

Você sabia que 98% dos funcionários diminuem e às vezes perdem totalmente o engajamento quando recebem pouco ou nenhum feedback de seus líderes?

Uma pesquisa realizada pela Hubspot aponta que 78% dos colaboradores se sentem mais motivados quando são reconhecidos, e ainda, que 43% dos profissionais de alto engajamento recebem feedback semanal.

Porém, não adianta fazer o feedback de qualquer jeito, é preciso honestidade e educação para que ele faça sentido e seja construtivo. No vídeo abaixo, o autor do Management 3.0, Jurgen Appelo, explica porque a famosa técnica do “Feedback Sanduiche” não é efetiva e indica a técnica do “Feedback Wrap”. Assista, vai valer a pena 🙂

Os 5 Passos do Feedback Wrap

O feedback wrap é uma das muitas técnicas que fazem parte do Management 3.0. Ele pode levar a ações muito mais positivas e motivadas, desde que, apresentado em um contexto ou ambiente seguro, levando em conta as práticas de Comunicação Não Violenta (CNV).

Veja abaixo os 5 passos para fazer um bom feedback wrap.

1. Descreva seu contexto

Deixe clara a sua situação atual e como você se encontra, isso suaviza a conversa e transmite honestidade. Ex: estou em casa, resolvi aproveitar a noite para checar alguns materiais sobre o nosso projeto.

2. Liste suas observações 

Escreva itens observados por você, positivos ou negativos, organize eles por ordem de importância para o andamento da demanda em questão.

3. Expresse seus sentimentos

Explique que impacto cada item causou em você e como se sente. De acordo com a situação, emojis podem ajudar a quebrar um pouco do gelo em e-mails. Ex: Fiquei preocupado, nossa meta era até semana passada e tenho medo que isso afete o andamento do restante do projeto / Sempre me alegro quando percebo você mais participativo e dando ideias.

4. Explique o valor

Fale sobre a importância da demanda e em que aquela atitude implica. Ex: Precisava dessas informações o quanto antes, se solicitar mais verba em cima do prazo nosso projeto pode ser cancelado / Sua motivação contagia os colegas e estimula eles a darem seu melhor também.

5. Ofereça sugestões

Finalize com sugestões, recomendações ou incentivos úteis. Ele pode aceitar, ou não, são apenas sugestões, ok?!

Gostou do Conteúdo?

Fique por dentro das nossas ações pelas redes sociais!

E se precisar de uma ajuda para implementar esta e outras técnicas da Gestão 3.0 no seu negócio, conte com a gente! Clique aqui para conhecer o Curso Feedback Ágil!

Compartilhe:
0 comments on Feedback Wrap e Gestão 3.0: tudo que você precisa saber

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisando de Ajuda?