Blog

Retrospectiva Duo 2020: como foi empreender na pandemia

  • Postado por Duo Empreender
  • 0 likes

O ano de 2020 foi totalmente atípico para todos, principalmente para os empreendedores e para a Duo Empreender, não foi diferente. Tivemos que pensar em soluções que antes não existiam em meio à crise de uma pandemia, e com isso, auxiliar quem estava passando pelo mesmo problema. 

Foi um período de “sobrevivência”, onde a Duo também precisou sobreviver para ajudar seus clientes. Ao sobreviver, testamos técnicas, dicas, caminhos novos e a partir daí pudemos orientar. Neste artigo, queremos relembrar e dividir um pouco dos melhores momentos deste ano.

Veja abaixo um vídeo com alguns destes momentos que compartilhamos em nossas redes sociais:

A Duo Empreender em números 

Nossa é missão é muito específica: despertar potencialidades empreendedoras e transformar ideias em oportunidades. Com satisfação conseguimos manter esse propósito em cada atendimento realizado no ano de 2020. 

O reflexo desse resultado pode ser percebido no próprio crescimento da Duo Empreender, a empresa começou entre duas pessoas e depois de algum tempo um consultor parceiro se juntou ao time. 

Em meio à pandemia, tivemos um ponto de vantagem por já estarmos adaptados ao ambiente online. E com isso, foi necessário ampliar o número de consultores parceiros. E até mesmo nesse momento já tínhamos certa experiência, por conhecer e trabalhar com profissionais que replicam nossos métodos.

Mas, nada disso seria possível sem o relacionamento de confiança que prezamos ter com nossos clientes. Veja abaixo alguns números que conquistamos em 2020:

  • 168 empresas atendidas;
  • 1549 horas em consultorias sobre temas variados como modelo e plano de negócios, vendas, plano tático comercial, estratégias de sobrevivência e outros;
  • 17 Workshops (15 totalmente online) totalizando 91 horas;
  • 10 turmas dos projetos do Sebrae RS com empresários de setores variados (alimentos, educação, saúde, moda, indústria e outros)
  • 9 Palestras em ambiente virtual e 2 presenciais antes da pandemia

Sobrevivendo à crise da pandemia

Conversamos com as co-fundadoras da Duo Empreender, Ana Carolina Borges e Laura Sperotto, que relembram esse ano cheio de novidades e desafios com carinho por tudo que foi vivido. 

Depois de tantas novidades e desafios, Ana Carolina Borges conta que a frase que mais marcou, e ainda marca é “a palanca da ré quebrou”, expressão usada por ela em muitos treinamentos para explicar que os métodos antigos não valiam mais. Ela ressalta ainda, que “aquele formato de relacionamento com o cliente que tínhamos antes da pandemia será alterado daqui pra frente de forma ainda mais acelerada”.

Laura Sperotto relembra que ambas atuaram muito mais como mentoras do que consultoras, procurando juntar bagagens e experiências passadas para ajudar o cliente a enxergar um norte do curto prazo. “Estávamos aplicando e testando conosco, para em seguida apoiar e orientar o cliente”, conta. 

Ambas comentam que até hoje recebem o carinho e gratidão dos clientes que participaram das ações da Duo Empreender no início da pandemia. E contam que apesar de oferecerem apoio, acabaram recebendo muito mais, pois assim como eles, também são empreendedoras.  

Confira abaixo alguns trechos de como foi essa conversa:

Duo: Como foi para vocês a experiência de ajudar empreendedores em meio à pandemia? 

Ana Carolina: Sabe, que acho que só parei pra pensar nisso depois que os primeiros 30 dias da pandemia avançaram. No começo foi tão intenso, todos os dias eu realizava uma palestra, oficina, mentoria ou mesmo atendia o telefone para dizer ‘calma, você não está sozinho nessa, vamos pensar em como reformular o seu modelo de negócio e ativar o modo SOBREVIVÊNCIA’.  E foi por isso que construí do zero um curso chamado “Como criar uma Estratégia de Sobrevivencia“. 

Laura: Foi muito diferente de tudo que já fizemos. Normalmente quando atendemos empresas contribuímos com experiência técnica e prática, pois já vivenciamos situações no mínimo semelhantes. A pandemia foi algo que ninguém nunca vivenciou. Mais do que nunca tivemos que aplicar o que orientamos nossos clientes a fazer, a boa e velha “tentativa e erro”. Ajudamos os clientes ao mesmo tempo em que sobrevivíamos também. Foi uma troca incrível. 

Duo: No que a Duo precisou inovar? 

Ana Carolina: Passamos por várias fases, mas em todas elas, e até agora, eu busquei aplicar aqueles aconselhamentos que transmitia nas minhas interações com nossos clientes. O ponto principal: qual a estratégia de sobrevivência do nosso negócio? Foi como vestir o fardamento de guerra e estar pronta para o combate! (aliás, nunca vivemos em um momento tão VUCA, como a origem do termo nos remete). 

Laura: Foi muito interessante como a Duo Empreender de certa forma estava preparada para um momento assim. Há tempos levantamos a bandeira do online (cursos, consultorias, facilitações, etc) e também de métodos ágeis. Tanto que, quando tudo estourou nós tivemos bastante procura de trabalho. O desafio era ter “braços” suficientes para atender toda a demanda. 

A inovação foi necessária nos conteúdos e entrega de respostas aos clientes. Muito de nossos materiais dos cursos e consultorias tiveram que ser modificados, pois atendiam uma realidade que não existia mais. 

Duo: Quais foram as maiores necessidades que vocês tiveram que sanar em 2020? 

Ana Carolina: O que foi diferente em relação aos outros anos? Certamente a maior necessidade foi de conciliar as angústias do momento e a mudança da dinâmica de trabalho, considerando que estávamos com nossos filhos em casa. 

Laura: As dúvidas que mais percebemos foram relacionadas em como remodelar o negócio, lidar com equipes remotas, assim como ajudar essas equipes a se manterem produtivas e motivadas. De um modo geral, a questão maior era ‘Como manter minha empresa viva?’.

Duo: Quais atendimentos foram mais marcantes para vocês nesse ano e por quê? 

Ana Carolina: Todos foram marcantes de certa forma, pois estavam dentro de um mesmo contexto, todo mundo no mesmo barco. O que me marcou foi que nunca houve uma necessidade tão grande de se relacionar com o cliente, em múltiplos canais e se fazer presente em todos os momentos do dia a dia do empreendedor. Os empreendedores precisaram reinventar seu negócio e ativar o “modo sobrevivência”, e as lideranças precisaram reinventar o modo de gerenciar suas equipes da noite para o dia.

Laura: As empresas de pequeno porte demandando por consultoria de modelagem de negócio e avaliação comportamental. Num primeiro momento imaginamos que os donos de empresas não teriam cabeça ou tempo para receber consultoria. Porém, a maioria se viu talvez tão sozinho e perdido que buscou ajuda. Nosso volume de trabalho nestes dois escopos foi muito grande desde o início da pandemia. As empresas e pessoas tendo que se reinventar. 

Duo: Quais são os planos e projetos para 2021? 

Ana Carolina: A Duo Empreender possui um propósito bastante claro que é promover o empreendedorismo em todos os seus sentidos através da educação. Isso passa pelas nossas soluções de educação corporativa. Os métodos buscam estimular o desenvolvimento de um líder mais adaptado aos novos cenários, capaz de promover a criatividade de seus colaboradores. E também passa pelas nossas soluções de cursos, palestras e consultorias voltadas à educação do empreendedor. Em 2021 seguiremos com o mesmo propósito.

Laura: Aqui é casa de ferreiro com espeto de ferro mesmo. Temos nosso planejamento de longo prazo, mas todo ano revisamos nossos planos e estratégias para o ano seguinte. O ano de 2020 teve muitos desafios e testagens para nós. Seguiremos ainda mais fortes nas estratégias de atendimentos e facilitações de grupos no formato remoto, tanto atendendo o cliente como ensinando a ele como fazer isso.

E aí, gostou desse bate-papo?

Conte com nosso apoio nos seus projetos para 2021, podemos lhe ajudar a tirar da gaveta aquela ideia que você não sabia como executar, ou lhe mostrar as ferramentas para que você e sua equipe possam executar ações mais estratégicas e com resultados ágeis.

Conheça nossos produtos!

Ou, vem conversar com a gente se você precisa de uma solução personalizada

contato@duoempreender.com.br

Compartilhe:
0 comments on Retrospectiva Duo 2020: como foi empreender na pandemia

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisando de Ajuda?