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Modelo de Negócios: o que é e como criar um para sua empresa

  • Postado por Duo Empreender
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Umas das primeiras decisões a ser tomadas quando se decide abrir uma empresa, é qual modelo de negócio ela irá seguir. Para isso é importante entender o que é um modelo de negócios e o que se encaixa melhor nas características e necessidades da sua empresa.

Mas, não se engane, a modelagem de negócios não serve apenas para iniciantes, muitas vezes um empreendedor precisa rever ou mesmo recriar seu modelo de negócio de acordo com novas necessidades do mercado.

Mas afinal, o que é um Modelo de Negócio?

A modelagem de negócios, muito conhecida pelo uso da ferramenta Canvas, de um modo geral é a forma como uma empresa cria, entrega e captura valor.

Em 2004, o suíço Alexander Osterwalder desenvolveu em sua tese de doutorado uma ferramenta para facilitar o entendimento completo de um negócio. O modelo descreve todos os elementos e fases que compõem uma organização, permitindo uma visão integrada da empresa.

A metodologia se consagrou dando origem ao Business Model Canvas, e posteriormente ao livro Business Model Generation, utilizado no empreendedorismo até os tempos atuais.

O Canvas Modelo de Negócios

O diferencial do Canvas Modelo de Negócios, ou Business Model Canvas, está principalmente na facilidade de descrever, discutir e prototipar modelos de negócios em uma única página de forma visual. É uma linguagem simples, de fácil entendimento e compartilhamento.

Como pode ser percebido pela imagem acima, o Canvas é dividido em nove partes consideradas de grande importância na elaboração estratégica de um negócio:

  1. Segmentos de clientes: divisão do público-alvo de acordo com características demográficas, necessidades, atributos, hábitos de consumo e outros.
  2. Proposta de valor: como a sua empresa se destaca e gera valor de forma única para o público-alvo. Qual necessidade do cliente sua empresa resolve?
  3. Canais de comunicação e distribuição: como o seu público vai conhecer o seu produto ou serviço e ter acesso a ele?
  4. Relacionamento com clientes: Como a empresa pretende se relacionar e interagir com o público-alvo.
  5. Fontes de receita: como a empresa, dentro de sua estrutura, irá gerar receita.
  6. Recursos principais: infra-estrutura e principais recursos para a empresa funcionar, que podem ser humanos, financeiros, físicos ou intelectuais.
  7. Atividades-chave: ações necessárias para que a empresa possa funcionar normalmente.
  8. Parcerias estratégicas: empresas, entidades públicas ou qualquer outro público que possa dar apoio e facilitar o trabalho da sua empresa.
  9. Estrutura de custos: descrição dos custos da empresa para que sua operação possa ser executada normalmente.

Como preencher o Canvas

Para preencher os blocos é importante responder quatro perguntas:

O que vou fazer?

A resposta é a proposta de valor da empresa, ou seja, a combinação de produtos e serviços que ela oferece. Pergunte-se qual sentimento você deseja causar? Qual problema quer resolver ou necessidade que quer suprir?

Para quem vou fazer?

Aqui é preciso definir quem é seu público e também vale mencionar clientes potenciais. Assim como qual a melhor maneira de se relacionar com esse público e que canais serão utilizados para chegar até ele.

Como Vou Fazer?

Neste grupo de blocos o objetivo é descobrir quais são seus principais recursos, que atividades são mais relevantes para que o negócio seja eficaz e quem pode ser seu parceiro empresarial.

Quanto vou gastar?

A finalidade dos blocos inferiores é saber quais serão suas receitas e qual a estrutura dos custos necessários para viabilizar seu negócio.

Livros e Sites úteis na hora de criar seu Modelo de Negócio

CanvanizerNesta plataforma digital você pode criar seu Business Model Canvas de forma online. O site dispõe de vários modelos e opções gratuitas ou pagas.

E-book Como Inovar em Modelos de Negócios – Que tal conhecer alguns cases brasileiros e internacionais de empreendedores que inovaram no mercado e entender como você pode aplicar a inovação no seu modelo de negócio? Nesse e-book explicamos para você 😉 clique aqui para baixar.

Livro Business Model Generation: Inovação Em Modelos De Negócios – Para quem quer ir direto à fonte, o livro desenvolvido pelo autor do conceito é extremamente didático e aborda de forma ampla tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Livro Value Proposition Design – Como Construir Propostas de Valor Inovadoras – Também escrito por Alexander Osterwalder, esta segunda obra do autor se dedica totalmente a desenhar o caminho para uma proposta de valor eficiente e coerente.

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