Blog

Metodologia OKR na estratégia de sobrevivência das empresas

  • Postado por Aline Possaura
  • 3 likes

A metodologia OKR (Objectives and Key Results) é utilizada por algumas das empresas mais inovadoras do mundo, entre elas o Google, Twitter, LinkedIn e diversas grandes empresas nacionais. Entrevistamos a co-fundadora da Duo+, Ana Carolina Borges sobre como esse método pode auxiliar o planejamento estratégico e a gestão ágil de resultados no mundo corporativo.

Ana Carolina Borges é professora universitária, palestrante, consultora e especialista em Gestão de Negócios e Empreendedorismo. No próximo mês ela estará ministrando o curso online ao vivo Gestão Ágil com OKR. Veja abaixo como foi essa conversa:

 

Quais os maiores benefícios da utilização dos métodos ágeis, em especial o OKR?

A metodologia OKR nos ajuda a mudar a visão quando o assunto é estabelecimento de metas, sejam elas pessoais ou para uma empresa. A criação de um ambiente de negócios focado em propósito, a definição de objetivos transparentes capazes de alinhar a organização e motivar o alto desempenho são alguns dos principais benefícios deste método de gestão. 


A implantação da metodologia OKR pode auxiliar empresas em crise pela pandemia?

Digamos que quando os objetivos de uma empresa são adequadamente projetados e implantados, funcionam como uma vacina contra a falta de foco na execução. No momento atual, onde o empreendedor precisa planejar uma estratégia de sobrevivência e todos precisam remar em uma mesma direção, esse método de gestão pode ser ainda mais eficaz considerando o planejamento em ciclos curtos, baseado em rituais e engajamento da equipe. 


O que são e como são trabalhados os elementos da sigla OKR (Objectives and Key Results)?

A sigla para OKR é traduzida para o português como Objetivos e Resultados Chave. Trata-se de um protocolo colaborativo de definição de metas para a empresas, equipes e indivíduos. Mas o método de gestão sozinho não é garantia de resultado. Ele precisa vir acompanhado de bom senso, liderança forte e cultura que estimula um ambiente criativo.

Um objetivo traz o que deve ser alcançado, nem mais nem menos. Mas estes objetivos devem ter um significado para quem os busca, devem ser concretos, orientados por ações e de maneira ideal, inspiradores. Já os resultados chave estabelecem e monitoram como chegamos ao objetivo. 


A metodologia pode ser utilizada por equipes de qualquer tamanho?

Sim, em se tratando de pequenos negócios, onde os recursos humanos costumam ser mais limitados, o método de gestão OKR permite criar uma linha de planejamento que coloque toda a equipe em uma mesma direção. Ele pode ser aplicado inclusive para a nossa vida pessoal, afinal, você já pensou quais são suas aspirações para os próximos três meses?

O método é bastante flexível, se adapta a todos os portes de negócio e até mesmo para empreendimentos sociais. 

 
Que dicas você daria para equipes/pessoas que precisam ou pretendem utilizar esse método?

  • Tudo começa pela liderança, o método sem uma liderança que estimula a criatividade e inovação nos colaboradores não tem eficácia alguma;
  • Estude sobre intraempreendedorismo, e busque criar condições para o desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora dos seus colaboradores; 
  • Seus objetivos devem explicar O QUE deve ser alcançado;
  • Seus resultados chave devem dizer COMO você saberá que chegou lá; 
  • Crie rituais, ciclos curtos (de no máximo 90 dias) estabeleça rotinas em torno dos OKR’s;
  • Esteja aberto para que a equipe proponha suas próprias metas;
  • Entenda que ter ideia é simples, difícil mesmo é executá-la. Se você puder compartilhar com seu time essa responsabilidade, você terá sucesso nessa mudança de mentalidade de gestão!

 

Curtiu esse conteúdo? 🙂

Em breve estaremos realizando o curso online ao vivo “Gestão Ágil com OKR”, e a melhor parte, os primeiros inscritos ganham 25% de desconto! Garanta logo sua vaga!

Inscrições e informações, clique aqui.

Compartilhe:
0 comments on Metodologia OKR na estratégia de sobrevivência das empresas
Precisando de Ajuda?