Blog

Como preparar minha empresa para o mundo pós-covid?

  • Postado por Duo Empreender
  • 0 likes

Em tempos tão incertos, um dos poucos consensos no meio corporativo é o de que dificilmente as empresas voltarão ao “antigo normal”. Então, como preparar minha empresa para o mundo pós-covid?

Calma, sabemos que isso pode parecer assustador, mas vamos te ajudar!

A pandemia fez o mundo mudar. As pessoas mudaram seus hábitos de consumo e forma de trabalhar e as empresas precisaram mudar suas formas de gerir. Em outras palavras, quando tudo isso passar nada mais será igual, porém, isso pode ser muito bom!

Como preparar minha empresa?

Pode-se dizer que tanto as empresas atuais quanto antigas precisarão repensar seu modelo de negócios. O foco pode começar em três pontos muito importantes em uma gestão: pessoas, processos e estratégia.

Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas é uma das áreas que mais sofreu alterações e também é uma das que precisam ganhar mais atenção no mundo pós-covid. Novos processos de trabalho precisaram ser estabelecidos e com eles, muitas inquietações. E no fim das contas, todas essas novidades podem ser muito boas para as empresas, como:

Home Office:

Muitas empresas já usavam a modalidade remota em modelos híbridos, mas, somente com a pandemia ela pode mostrar o seu valor. Afinal, o home office traz diversas vantagens como contratar talentos de qualquer lugar do mundo e redução de custos.

Lideranças:

Esse é um ponto que precisa ser valorizado, principalmente para uma boa condução de equipes remotas. As empresas precisam formar líderes capazes de motivar e unir equipes e para isso, é muito importante uma mente aberta e capacitação em ferramentas digitais.

Soft Skills:

Há cerca de 20 anos as contratações eram totalmente técnicas. Porém, no mercado atual (principalmente para o trabalho remoto), as qualidades mais essenciais são a capacidade de autogestão, intraempreendedorismo, criatividade e outras. Cada vez mais as empresas percebem a necessidade de estimular as soft skills de seus colaboradores e inclusive capacitá-los quanto às questões técnicas.

Gestão de Processos

De acordo com dados da Agile Trends, com a pandemia, o interesse das empresas por metodologias ágeis aumentou cerca de 20%. Essa é uma tendência que já vinha crescendo no meio corporativo, e no mercado pós pandemia, com certeza sairão na frente as empresas que tiverem uma gestão ágil focada em resultados.

A aplicação de métodos ágeis, como o OKR (Objectives and Key Results) deixa os processos mais dinâmicos, estratégicos e permite respostas rápidas aos desafios que surgem diariamente, e isso é tudo que uma empresa mais precisa na modalidade remota

Gestão Estratégica

A gestão estratégica de uma empresa no mundo pós-covid precisa focar em diversos fatores que já são importantes desde agora, como o marketing digital, redes sociais e a busca por canais de comunicação que facilitem o diálogo entre consumidor e empresa.

A estratégia para o desenvolvimento de serviços precisa ser bem planejada através de pesquisas e feedbacks, focando no que o consumidor precisa no momento atual e o que ele pode considerar atrativo. Contudo, não basta simplesmente deixar a estratégia de negócio antiga para trás e trazer algo totalmente inovador. O novo deve ser embasado e validado.

E aí gostou desse conteúdo? J

Aproveite para nos seguir nas redes sociais, sempre preparamos novidades para ajudar os empreendedores na sua jornada!

Compartilhe:
0 comments on Como preparar minha empresa para o mundo pós-covid?

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisando de Ajuda?