Blog

5 conselhos para se tornar empreendedor

  • Postado por Duo Empreender
  • 0 likes

Você gostaria de empreender, mas está precisando de uns conselhos para ter coragem? Pois bem, existem dezenas de conselhos para se tornar empreendedor. A maioria deles é bem útil, mas lá no fundo, tudo pode ser resumido em cinco pontos, que parecem bem simples na teoria, mas praticá-los diariamente é mais complicado que parece. Mas, não é impossível!

Confira abaixo 5 conselhos para virar a chave da sua vida profissional e se tornar empreendedor (a):

Comece com algo que você já conhece

As melhores ideias de negócios costumam ser de conhecimento do empreendedor. Ou seja, ao invés de buscar um conceito extremamente inovador, inove em algo que em que você já tem experiência e conhecimento.

Nesse sentido, outro importante conselho para se tornar um empreendedor é: trabalhe com algo que te desperte paixão. Ao definir o mercado em que pretende atuar, escolha algo que lhe dê muito prazer em seu cotidiano, afinal de contas, você passará a maior parte do seu dia trabalhando nisso.

Comece pequeno, mas, sonhe grande

Empresas famosas e admiradas como Google ou Facebook começaram em mercados locais. Começar pequeno é totalmente normal, mas, o empreendedor precisa pensar desde o início em como seu negócio terá um impacto global, ou a empresa não irá deslanchar.

Ou seja, construa algo forte com o foco local, alcance sucesso em sua região, e então, comece a expandir. Mas, para dar certo, é importante logo de início desenhar seu negócio de forma que isso seja possível no futuro.

Nunca pare de aprender

Esse é um grande conselho para se tornar um empreendedor. Sabe por quê? Nada é tão poderoso quanto uma mente aberta e questionadora. Não importa o setor que você escolher para o seu negócio, nem o estágio em que a empresa se encontra. Se você quer que seu negócio cresça, tenha sempre a postura e sede de aprender de um estudante.

O mundo está cheio de pessoas que pararam de aprender e que pensam que já sabem tudo que precisam saber. Mas, a verdade é que pessoas assim mais cedo ou mais tarde acabam travando ao ter que lidar com um mercado que nunca para de mudar.

Procure investidores e ganhe conselhos

Buscar por conselheiros, parceiros e investidores ajuda a evitar diversos riscos dentro um negócio. Empreendedores não conseguem fazer tudo sozinhos. Muitas vezes a orientação ou conselho de outro empreendedor mais experiente vale mais até do que um possível investimento financeiro.

Processos de mentoria com outros empreendedores podem ajudar muito nesse sentido. Um mentor que já trilhou o mesmo caminho que você pode te ajudar a não cometer os mesmos erros. Além de encurtar o caminho para a superação de crises e obstáculos.

 Seja persistente

Persistência realmente compensa. Não se deixe desanimar pelos primeiros obstáculos, aliás, não se permita desanimar por nenhum. Os problemas fazem parte do caminho e sempre vão existir, mas você tem a opção de parar, ou aprender com eles e seguir em frente. E é exatamente aí que está toda a magia da jornada empreendedora, se absolutamente tudo desse certo do início ao fim, as coisas seriam bem monótonas, não acha?

Compartilhe:
0 comments on 5 conselhos para se tornar empreendedor

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisando de Ajuda?